Chaves fim de curso de acionamento por contrapeso, conhecidas também como “Limites de Potência”, para um ou dois motores simultaneamente, com contatos de ação instantânea e rearme automático, podendo ser reversíveis para frenagem dinâmica, utilizadas em corrente contínua ou alternada atuando diretamente no circuito de força interrompendo o(s) motor(es) em qualquer regime de trabalho.
Chaves fim de curso de acionamento por contrapeso, conhecidas também como “Limites de Potência”, para um ou dois motores simultaneamente, com contatos de ação instantânea e rearme automático podendo ser reversíveis para frenagem dinâmica, utilizadas em corrente contínua ou alternada atuando diretamente no circuito de força interrompendo o(s) motor(es) em qualquer regime de trabalho.
São indicadas para uso em içamento de cagas em pontes rolantes, pórticos, guindastes ou outros equipamentos similares. Devido a sua elevada robustez eletromecânica é especialmente indicada para pontes rolantes de produção em siderurgia em pátios de placas e bobinas, pátios de sucata, aciarias e laminações em geral.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
CONTATOS E CARACTERÍSTICAS ELÉTRICAS
CONTATOS PRINCIPAIS: Fornecidas com 2 pólos de contatos elétricos para cada motor, que podem ser simples ou reversíveis (para frenagem dinâmica em cc), com abertura instantânea e sistema de sopro magnético composto de bobinas de sopro e câmaras de extinção de arco, com as capacidades indicadas abaixo.
CONTATOS AUXILIARES: Pode ser fornecida com 01 bloco de contato auxiliar de dupla ruptura (com 02 contatos configuráveis) para uso corrente contínua com capacidade de 1,0A em 250Vcc ou 02 contatos do tipo microruptor reversível (SPDT) capacidade de 10A em 250Vca.

ENTRADA DE CABOS
Estes modelos de chaves possuem normalmente saídas de cabos elétricos individuais, mas podem ser fornecidas sem cabos com uma única entrada inferior de f 1” ou f 2”(SF-900).
Nos modelos padrões as chaves são fornecidas com cabos de ligação flexíveis, com terminais de compressão padronizados, nas seguintes dimensões.
( * ) as quantidades indicadas entre parênteses são relativas as chaves reversíveis para uso associado a frenagem dinâmica.
GRAU DE PROTEÇÃO
IP-54 (proteção contra entrada de pó e respingos de líquidos de qualquer direção) ou IP-44 para entrada de cabos inferior, conforme norma ABNT NBR IEC 60529.
TEMPERATURA DE UTILIZAÇÃO
Estas chaves devem trabalhar dentro dos limites de -5 até 100ºC.
PINTURA
A pintura das chaves será do tipo eletrostática á pó em poliéster, sendo disponíveis as seguintes cores padronizadas: Vermelho segurança (Munsell 5R 4/14), Amarelo segurança (Munsell 5Y 8/12) e Cinza Claro (Munsell N6,5), outras cores deverão ser consultadas.
PESO
Chaves sem o contrapeso de rearme : SF 500 = 60,0 kg SF 500D = 60,0 kg
SF 700 = 103,0 kg SF 700D = 137,0 kg
SF 900 = 145,0 kg SF 900D = 270,0 kg
Contrapeso de rearme (*) : SF 500 = 21,0 kg SF 500D = 29,0 kg
SF 700 = 36,0 kg SF 700D = 45,0 kg
SF 900 = 49,0 kg SF 900D = 80,0 kg
(*) Não estão inclusos os pesos do cabo de aço, que altera em função do comprimento necessário para a montagem, e dos acessórios de fixação.
DADOS CONSTRUTIVOS
Base e alavanca de acionamento em ferro fundido, tampa em chapa de aço carbono, contatos de cobre eletrolítico forjado banhados a estanho ou à prata, revestimento interno na caixa e tampa com manta térmica, bobinas de sopro em barras de cobre, câmaras de extinção de arco em resina, cabos de ligação flexíveis com revestimento em EPR (90ºC) ou silicone (200ºC), pintura externa à base de poliuretano sobre fundo anticorrosivo, rolamentos blindados no eixo e roletes de comando no sistema de desarme automático, componentes em aço carbono bicromatizado.
Obs.
A dimensão padrão do cabo de aço para o peso de rearme das chaves SF-500, SF-500D é de 1/4” classe 6×19 AF. Para as chaves SF-700, SF-700D, SF-900 e SF-900D o cabo de aço é de 5/16” classe 6×25 AF.
PROGRAMAÇÃO DOS CONTATOS
Estas chaves são fornecidas normalmente com 02 pólos de contatos (04 nas chaves duplas), reversíveis do tipo SPDT que permitem rearme automático e a frenagem dinâmica em emergência, utilizada em circuitos de corrente contínua, mas também pode ser fornecida também com contatos simples normalmente utilizadas em circuitos de corrente alternada, opcionalmente as chaves poderão ser fornecidas com 03 pólos de contatos.
A seguir apresentamos alguns exemplos de ligação das chaves.

TABELA PARA ESPECIFICAÇÃO
Para uma perfeita especificação do modelo desejado, os números entre colchetes, que correspondem aos itens da primeira coluna, deverão ser substituídos pelos códigos alfanuméricos, constantes na ultima coluna, ou pelos informados em tabelas anteriores.
MODELO SF 500/700 ou 900 / [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ] [ 4 ] [ 5 ] [ 6 ]
MODELO SF 500D/700D ou 900D/ [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ] [ 4 ] [ 5 ] [ 6 ]

Avaliações
Ainda não há comentários.